Rodas de Conversa - II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Educação - V Conaed
V Congresso Nacional de Educação – Conaed
XVIII Simpósio de Pedagogia - XVIII Simpoped
V Simpósio da Educação do Campo – V Simpocampo
II Simpósio de Pós-Graduação em Educação - II Simpoppgeduc
II Encontro de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação
RODAS DE CONVERSA
Dia 06/10/2021 – 14h às 16h.
CÓDIGO |
RODA DE CONVERSA |
MEDIADOR(ES/AS) |
OBJETIVOS DA RODAS DE CONVERSA |
LINK DA SALA |
01 |
O Estágio Curricular Supervisionado e o Pibid na Formação de Professores da Educação Infantil
|
Proponentes: Priscilla de Andrade Silva Ximenes (FAE/UFCAT); Marilia Rita dos Santos (SME-CATALÃO)
|
Apresentar e dialogar sobre as concepções de estágio e PIBID e o seu papel na formação e na constituição da identidade profissional do professor de educação infantil.
|
https://meet.google.com/yyf-cyar-gvk
|
02 |
A Docência da Matemática em Tempos de Pandemia. |
Proponente: Janderson Vieira de Souza (UFCAT)
|
Discutir a despeito do ensino da matemática na universidade em tempos de pandemia. |
https://meet.google.com/eiw-avce-axm
|
03 |
Memórias e Territórios: Uma Proposta de Educação Humanizadora na Comemoração aos 100 Anos de Paulo Freire
|
Proponente: Rosemary Trabold Nicacio (FAE-UFCAT)
|
Discutir sobre educação na perspectiva humanizadora pela experiência do IPARTE - Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis.
|
https://meet.google.com/wax-thio-pgf
|
04 |
Produção de Conhecimento e Docência em Tempo de Pandemia.
|
Proponentes: Fernanda Guerra de Morais e Wender Faleiro (UFCAT)
|
Apresentar ao público os métodos utilizados no ensino remoto e híbrido nas aulas práticas da disciplina de Ciências da Natureza nos ensinos fundamental II e médio. |
https://meet.google.com/afn-jfnh-rmu
|
05 |
Processos de aprendizagem Autorregulada na Formação de Professores |
Proponentes: Adriana dos Santos Prado Sadoyama (UFCAT); Bráulio Ramos da Silva (Uniaraxá)
|
Descrever os fundamentos da aprendizagem autorregulada e seus conceitos. |
|
06
|
Inclusão escolar e Saúde
|
Proponentes: Elizangela Vilela de Almeida Souza (Profa. Ma. Pedagogia/UEG/Goianésia); Cristina de Araújo; Taylene Barbosa; Nayara Ferreira da Silva (Graduandas Pedagogia UEG/Goianésia)
Apoio Técnico: Wellington Jhonner (FAE-UFCAT)
|
Objetiva-se promover um espaço de diálogo sobre os dilemas vivenciados pelo público-alvo da educação especial neste cenário de pandemia do COVID-19 e o retorno ao ambiente físico.
|
https://meet.google.com/uxt-zbao-iyw
|
07 |
Inclusão, Ensino e Aprendizagem do Aluno com TDHA: Características e Práticas Pedagógicas, Frente à Pandemia da COVID-19
|
Proponentes: Wender Faleiro; Olga Matias Teles Honorato. (UFCAT)
Apoio Técnico: Kátia Alves de Oliveira (Mestranda PPGEDUC- UFCAT)
|
Relatar as estratégias de ensino utilizadas, no contexto dos alunos com TDHA frente à pandemia da COVID-19; identificar as características do aluno com TDHA na escola.
|
https://meet.google.com/cye-msgo-unn
|
08 |
Infâncias, brincadeiras e aprendizados
|
Proponentes: Analúcia de Morais Vieira CapEseba/UFU/MG);
Apoio Técnico: Noélia Alves Pereira da Costa (Mestranda PPGEDUC- UFCAT)
|
Favorecer um diálogo sobre a relevância do brincar e suas aprendizagens na infância.
|
https://meet.google.com/uke-uqus-awb
|
09 |
Formação de Professores Para uso das Tecnologias digitais
|
Proponentes: Marineide Gomes Alves; Jéssica da Silva Guimarães; Maria Paulina Assis; Simara Maria Tavares (UFCAT)
Apoio Técnico: Samara Cristina Machado (Mestranda PPGEDUC- UFCAT) |
Promover a reflexão sobre como os docentes percebem as tecnologias digitais no contexto educacional e quais suas implicações na prática pedagógica.
|
https://meet.google.com/gtp-cxnn-jic
|
10 |
Arte na Educação como Componente Integrante e Integrador
|
Proponentes: Leonardo Costa (UFCAT); Prof. Dr. Thaise Nardim (UFT); Prof. Dr. Patrícia Pederiva (UnB); Prof. Dr. Leonel Carneiro (UFAC)
|
Debater a Arte como humanidade histórica a ser incorporada no processo de formação humana e os desafios inerentes a este processo.
|
https://meet.google.com/xkz-zqhp-xzq
|
11 |
Saberes e as Práticas Educativas na Formação de Professores na UFCAT
|
Proponentes: Ana Flávia Vigário; Márcia Pereira dos Santos; Ulysses Rocha Filho (UFCAT)
Apoio Técnico: Janaina Cassano Silva (IBIOTEC- PPGEDUC- UFCAT)
|
Discutir sobre pesquisas e experiências do Pibid-UFCAT, além de desafios e possibilidades da formação e da prática docente em tempos de pandemia.
|
https://meet.google.com/kmg-zmnc-oob
|
12 |
O Léxico no Dia a Dia |
Proponente: Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves (UFCAT)
Apoio Técnico: Alan Rodrigues dos Santos (Mestrando PPGEDU-UFCAT) |
Discutir a importância do léxico no cotidiano.
|
https://meet.google.com/ubd-vivs-gsa
|
13 |
A Busca Documental em Arquivos na Pandemia
|
Proponentes: Fernanda Barros (Docente- PPGEDUC- UFCAT); Lucas Lino da Silva (Mestrando-PPGEDUC-UFCAT); Milena Alves Rodrigues de Sousa Marins (Mestranda- PPGEDUC- UFCAT); Neide Abadia Carneiro (Mestranda- PPGEDUC- UFCAT); Rodolphe Jacques Vivia (Mestrando- PPGEDUC- UFCAT); Paula Ferreira Dias (Mestranda- PPGEDUC- UFCAT) |
Propor reflexões sobre os desafios da coleta de documentos em arquivos no contexto de pandemia.
|
https://meet.google.com/stm-iadg-pty
|
14 |
Educação do Campo na Região Centro-Oeste: Diálogos e Proposições em Tempos de Pandemia
|
Proponentes: Heloisa Vitória de Castro Paula (UFCAT); Ana Paula Aparecida Borges (UFCAT); Ana Luiza Zappe Desordi Flôres (UFCAT); Tatielle Esteves de Araújo Tristão (UFCAT) Alessandra Gomes de Castro (UFG); Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso (UFG); Maria Osanette de Medeiros (UNB); Eliete Ávila Wolff (UNB); Regina Coelly Fernandes Saraiva (UNB); Vicente de Paulo Borges Virgolino da Silva (IFB); Raquel Alves de Carvalho (UFGD); Luis Alejandro Lasso Gutierrez (UFMS)
|
Debater e socializar práticas e estratégias de ensino implementadas na Educação do Campo na região Centro-Oeste durante a pandemia, levando em conta os avanços e os aprendizados na trajetória e os impactos e desafios a serem enfrentados.
|
https://meet.google.com/fzs-fknd-owb
|
15 |
Os Ofícios em tempos de pandemia: percepções e desafios
|
Proponentes: Aparecida Maria Almeida Barros (PPGEDUC); |
Socializar as visões e percepções de diferentes agentes (Técnicos Administrativos, Gestores, Professores, Profissionais Liberais) acerca do desempenho dos ofícios nesse tempo de pandemia. Oportunizar o encontro de profissionais de diferentes áreas, tendo em comum a condição de mestrandos e/ou egressos do PPGEDUC, para partilhar as vivências e desafios percebidos nos últimos dezoito meses de pandemia.
|
https://meet.google.com/rtf-gibp-aty
|
16 |
Psicologia e educação em tempos de covid-19
|
Proponentes: Mauro Antonio Andreata, professor do Instituto de Física - UFCAT Moisés Fernandes Lemos, professor do Departamento de Psicologia – UFCAT
Mediadora: Fernanda Belo (FAE-UFCAT)
|
Auxiliar os participantes a compreender os desafios educacionais e psicológicos decorrentes da pandemia de covid-19 para que possam desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem mais efetivas no atual momento e no cenário pós-pandemia.
|
https://meet.google.com/vnb-cboh-yoj
|
17 |
Juventudes e educação na Pandemia: refletindo o impacto do distanciamento
|
Proponente: Juliana Pereira de Araújo (Docente- FAE- PPGEDUC- UFCAT)
|
Nesta roda de conversa a situação das Juventudes na Pandemia e os impactos do distanciamento social em suas trajetórias escolares será o tema central. A expectativa é tornar mais visíveis os problemas decorrentes desse período, as observações que tem sido realizadas e refletir sobre os cuidados exigidos para a manutenção da escolarização e sobretudo da educação como projeto fundamental dos(as) jovens.
|
https://meet.google.com/bvy-svti-gzv
|
18 |
Avaliação da política de inclusão escolar na ótica das famílias e dos estudantes PAEE
|
Proponentes: Joelma Fernanda de Sales Carneiro Dutra (mestranda PPGEDUC- UFCAT)
Apoio Técnico: Maria Marta Lopes Flores (FAE-PPGEDUC- UFCAT)
|
Analisar o contexto da política e sua prática na ótica das famílias e dos estudantes do PAEE, que são considerados os principais atores, uma vez que, são os beneficiários diretos das ações voltadas ao processo de escolarização.
|
https://meet.google.com/dyj-ammj-mfq
|
19 |
Educação, medicalização e desafios contemporâneos: reflexões para uma escola não excludente.
|
Proponente: Wellington Rodrigues dos Reis Edmundo. (Professor da SME de Hidrolândia/Goiás, Mestrando PPGEDUC – UFCAT)
Apoio Técnico: Stéfane Brito (graduanda em Pedagogia- FAE-UFCAT)
|
Problematizar as relações existentes entre o uso de medicamentos em crianças com queixa escolar, e o processo de escamoteamento e silenciamento de questões e conflitos socioculturais e psicossociais.
|
https://meet.google.com/yks-itej-cwi
|
20 |
Educação Escolar e pedagogia histórico-crítica: considerações sobre a didática
|
Proponente: Leonardo Carlos de Andrade (IFGoiano)
Apoio Técnico: Elis Regina (Docente UFCAT)
|
Apresentar conceitos e reflexões acerca da didática histórico-crítica.
|
https://meet.google.com/rzn-rrfo-zdk
|
21 |
Políticas de Formação de Professores: conquistas ameaçadas e resistências propositivas
|
Proponente: Denise Silva Araújo (UFG)
Apoio Técnico: Altina Abadia da Silva (FAE- PPGEDUC- UFCAT)
|
Reconhecer as conquistas no campo da formação e valorização docente; identificar retrocessos e ameaças a essas conquistas; discutir formas de resistências propositivas.
|
https://meet.google.com/dje-hnvz-qzg
|
Comissão de Rodas de Conversa:
Altina Abadia da Silva
Janaina Cassiano Silva
Juliana Pereira da Araújo
Maria Marta Lopes Flores
Categorías: Acadêmico